Barão da Mata - Verdades e Diversidades

Barão da Mata - Verdades e Diversidades
Assista aos meus vídeos em http://www.youtube.com/user/demostenesmb

terça-feira, 24 de abril de 2012

DOS EVANGÉLICOS DENTRO E FORA DA POLÍTICA

Li hoje uma manifestação no Facebook para que não votássemos nos candidatos que têm a autodenominação de evangélicos.  As razões do manifesto me pareceram plausíveis, pois argumentam que há o intento, por parte de um número considerável de crentes, de exercer um certo domínio sobre o pensamento e as atitudes humanas.
Concordo com eles em gênero, número e grau, quando dizem que há um intento por parte dos protestantes de promover no Brasil uma ditadura afinada com as suas idéias e preceitos.  Noto que o movimento religioso vem crescendo vertiginosamente, e nada haveria nisto de negativo se primeiro muitos dos membros não quisessem atribuir unicamente a si próprios a condição de evangélicos, quando evangélico é todo aquele que lê e professa o Evangelho, papel que é exercido pelos católicos, espíritas da linha de Kardec e vários outros grupos religiosos, com a participação, ainda que muitíssimo discreta (por mais estranho que pareça), de alguns espíritas do candomblé e da umbanda.  
Não sou espírita, católico ou protestante, não tenho matiz religiosa, e isto me dá muita liberdade para dizer que os ímpetos desse pessoal precisam ser contidos, não através da solução radical de não se votar em evangélico, mas sim de observar bem, no caso de o candidato ser protestante, se seria este merecedor ou não de voto, sobretudo porque, pelas informações que venho recebendo, a chamada bancada de Deus do Congresso está muito longe de ser um poço de virtudes.  
Em segunda e mais importante análise, é preciso que os chamados evangélicos, quer na política ou no dia-a-dia, respeitem que nos é assegurado pela Constituição o direito à mais absoluta liberdade religiosa, que inclui até mesmo o direito de não crer em nada.  Seria muito ridículo se o Brasil se tornasse um Estado teocrátrico protestante.  Muito "bonito" seria os cristãos, na Antiguidade perseguidos, agora passarem a perseguidores. 

2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário