Barão da Mata - Verdades e Diversidades

Barão da Mata - Verdades e Diversidades
Assista aos meus vídeos em http://www.youtube.com/user/demostenesmb

domingo, 22 de janeiro de 2012

MEU BRASIL AFRICANO

Tem gente que se irrita quando digo que o Brasil é um  país africano.  Mas a grande verdade é que a gente da nossa terra  até que tenta se americanizar, porque o inglês é quase nosso idioma oficial, não é mesmo?  Sem contar que consome roupas com inscrições na língua anglicana, veste-se como os americanos, come hamburger e hot dog,  repete os clichês dos nossos "amados irmãozinhos" ianques,  incorporou o Haloween à nossa cultura (que ridículo!) e tudo mais, mas no fim das contas não consegue deixar de ser, por analogia, uma sociedade  africana! Aliás, como toda a América Latina, americanizada e sofrendo de africanismo crônico.
Você quer ver como eu falo a verdade?  Pois vejamos.
Comecemos pela questão política.  Quesito tradição em regimes tirânicos e ditatoriais: África e países latinoamericanos empatam.  Quantos sistemas autoritários nossa terra conheceu?
Vamos agora ao quesito economia. Tem gente dizendo que seremos ou já somos a sexta economia do mundo. Ah, tá!  Mas e o nível de vida da população quanto às condições sociais?  Onde a renda é tão mal distribuída? Cadê saúde, educação, segurança, habitação, emprego, alimentação aqui e em Ruanda?
E a corrupção? E a impunidade descarada, e os caras olhando pros cornos da gente como se dissessem: "Roubei, sim, e daí? Ninguém me pune, daqui ninguém me tira e vocês não podem fazer nada."(?)
E as secas insolúveis, a fome, a miséria, a indigência, a marginalidade, as crianças de barriga imensa e corpo cadavérico?  Você sabe como vivem certos grupos indígenas no Brasil, apesar de até alguns serem "benficiados" pelo bolsa-família, que é uma esmola demagógica  quando o governo deveria ter programas de criação de empregos, de empreendimentos em educação, saúde e outros setores mais do que carentes?  Quem não prepara o cidadão para viver às suas próprias expensas e lhe dá esmolas ao invés de prepará-lo para subsistir?  Preciso dizer?
E o trânsito caótico, a desorganização absoluta na gestão de tudo, com as entidades não cumprindo seu papel ou não funcionando a contento, a telefonia risível, a saúde, um verdadeiro humor negro, o desrespeito das autoridades aos cidadãos, dos cidadãos às autoridades, dos cidadãos aos cidadãos, "cidadania" sendo uma expressão de teor tão somente semântico, não alçgo que se possa definir algo existente e colocado em prática?
Preciso dizer mais alguma  coisa?  Há necessidade de me estender?

2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário